Ocorreu problema comigo também no meu caso eu coloquei para usar
pulseaudio e verifiquei no controlador de volume que tinha alguns canais
com o volume zerado então mudei e voltou funcionar.

-------- Mensagem original --------
De: Luciano Santos <luciano.san...@tan.com.br>
Para: 'Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro'
<ubuntu-br@lists.ubuntu.com>
Assunto: [Ubuntu-BR] RES: Ubuntu 9.04 sem SOM.
Data: Mon, 27 Apr 2009 10:35:47 -0300

Isso aconteceu no meu desktop.
Fiz a atualização do 8.10 para 9.04 e o som só funcionava na tela de login,
depois de logar no sistema não funcionava mais.
Como resolvi: fiz a instalação do zero a partir do CD do 9.04.
Deu uma trabalheira danada para mover os meus arquivos para o notebook, mas
pelo menos fiquei uma instalação limpa, com tudo funcionando 100%.

Até mais.
Luciano Santos