Instalando e funcionando o lazarus 0.9.27 no Ubuntu 9.04 em 5 passos

Primeiro passo:

        * Para abrir o Synaptic -
        * "Menu Inicial / Sistema / Administração / Ger. de Pacotes Synaptic"

        Pelo Synaptic instale os seguintes pacotes

        alien
        libgdk-pixbuf2
        libgdk-pixbuf-dev
        libgtk2.0-dev

Segundo passo:

        Baixe os pacotes rpm no link
        http://snapshots.lazarus.shikami.org/lazarus/

        fpc-src-2.2.4-20090428.i386.rpm
        fpc-2.2.4-20090428.i386.rpm
        lazarus-0.9.27.19661-20090428.i386.rpm

        * No meu caso é i386 conforme o processador
        * Não testei em 64b pois não tenho
        * Os nomes de arquivos mudam todo dia
        * por isso verifique a data atual que pode ser após 20090428

Terceiro passo:

        Abra um terminal e entre na pasta onde salvou os arquivos
        * No meu caso salvei na pasta /home/marcelo/lazarus
        * Sugiro que na pasta tenha somente os arquivos rpm que baixou

        No Terminal digite: cd /home/suapasta/pastalazarus

        * Agora dentro da pasta onde estão os arquivos baixados

        Ainda no Terminal digite: alien *rpm

        * Aguarde até que os pacotes estejam convertidos (demora um pouco)
        * Logo após para não confundir poderá colocar os arquivos rpm em outra
pasta

Quarto passo:

        Abra o Nautilus (gerenciados de arquivos) e entre na pasta
        onde estão os arquivos convertidos.
        Instale os pacotes .deb dando duplo clique,
        eu fiz na seguinte sequencia, mas acho que não influencia

        fpc-src_2.2.4-20090429_i386.deb
        fpc_2.2.4-20090429_i386.deb
        lazarus_0.9.27.19661-20090429_i386.deb

Quinto passo:

        Depois de instalar executar o comando num terminal com sudo

        Abra um Terminal e digite:

        sudo /usr/lib/fpc/2.2.x/samplecfg /usr/lib/fpc/\$fpcversion

        * Onde "x" é a versao do fpc (no meu caso só mudei para '2.2.4')

Pronto seu Lazarus deve funcionar e compilar sem problemas.

Obs.: Nesta dica instalei o Lazarus numa versão limpa do Ubuntu sem ter
instalado qualquer versão anteriormente, caso você tenha instalado
alguma versão anterior eu sugiro que desinstale completamente deletando
todos os possiveis diretorios relacionados ao Lazarus e FPC ou FP após a
desinstalação para não haver conflitos.

Dica: Para achar diretorios ou arquivos relacionados ao Lazarus, FP (ou
FPC) vá no menu "Iniciar", "Locais", "Pesquisar por arquivos"... escolha
na opcao "Procurar na pasta" o "Sistema de arquivos" assim ele busca em
todos os diretorios...
Lembre-se que para excluir os alterar arquivos você deve estar como Root
no Nautilus, para isso, abra um terminal e digite "sudo nautilus".

Espero que consiga :)

Contatos alheios :)

Marcelo Silva
email: marc...@ig.com.br