From: "Andre Cavalcante" <andre.d.cavalca...@gmail.com>
Sent: Tuesday, April 28, 2009 2:17 PM
Subject: Re: [Ubuntu-BR] Instalando o lazarus 0.9.27 no Ubuntu 9.04 em
5passos

2009/4/28 Marcelo Silva <marc...@ig.com.br>

> Instalando e funcionando o lazarus 0.9.27 no Ubuntu 9.04 em 5 passos
>
> Primeiro passo:
>
>        * Para abrir o Synaptic -
>        * "Menu Inicial / Sistema / Administração / Ger. de Pacotes
> Synaptic"
>
>        Pelo Synaptic instale os seguintes pacotes
>
>        alien
>        libgdk-pixbuf2
>        libgdk-pixbuf-dev
>        libgtk2.0-dev
>

> Segundo passo:
>
>        Baixe os pacotes rpm no link
>        http://snapshots.lazarus.shikami.org/lazarus/
>
>        fpc-src-2.2.4-20090428.i386.rpm
> [...]

Marcelo,

Não seria mais fácil, do que instalar pelo Alien a partir de rpm,
simplesmente baixar os fontes e compilar? Baixa os fontes do fpc (2.2.4) e
compila com make. Pré-requisito para isto é ter o fpc binário instalado e
isso tu podes ter usando o fpc do repositório (2.2.0). Podes instalar na tua
pasta local e criar links simbólicos dentro do $(HOME)/bin. Depois disso
podes até desinstalar o fpc do repositório.
Depois podes compilar o Lazarus a partir da versão correta do fpc já
compilado.
O bom deste processo é que tudo fica na tua pasta home onde o
desenvolvimento normalmente ocorre e tu ficas muito mais livre para fazer
atualizações, instalação de componentes etc.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.