Paulo de Souza Lima escreveu:
>Milho escreveu:
>>Hi lista.
>>Pessoal, alguém conhece algum
software (ou comando) para informar se o modem wi-fi está ligado
(ligado, não conectado... se ele está usando ou não minha bateria.)
Pergunto porque uso o UNR em um Acer Aspire One, porém o bendito não me
acende o led de "wireless ligado". Instalei um pacote, o
linux-backports-modules-jaunty, que me permite pelo menos verificar se
há trafego, pois ae o led pisca. Mas se ele estiver ligado e
desconectado, não tenho indicação nenhuma...
alguma dica pra economizar bateria tb será muito bem vinda :) Ela dura
2:10 mas minhas aulas duram 3:40...

>Olá,
>
>Também uso um
Acer Aspire One. Você pode verificar se a placa wireless está ligada no
ícone do Networkmanager, próximo do relógio. Você pode desabilitar a
rede sem fio clicando com o botão direito do mouse nesse mesmo ícone,
mas não tenho certeza de que isso vai ajudar a economizar bateria,
preciso testar... Assim que tiver uma resposta posto aqui.

Conforme prometido, o teste de carga de bateria sem Wireless foi feito da
seguinte maneira:
- Carreguei a bateria completamente e desliguei o netbook.
- Retirei a fonte e liguei a máquina, fiz o login e desabilitei a rede sem fio
pelo NetworkManager.
- Não utilizei a máquina, apenas verificava o estado da bateria de tempos em
tempos, o que acendia a tela.

Nesta situação, o tempo de duração foi de 2 horas 20 minutos, aproximadamente.

O teste com wireless foi feito da mesma forma, apenas habilitando a rede sem
fio do NetworkManager e deixando-a conectar automaticamente na rede default.

Nesta situação, o tempo de duração foi de ... 2 horas e 20 minutos,
aproximadamente.

De onde concluí que, ou a placa wireless consome muito pouco pra alterar os
resultados, ou o NetworkManager, quando desabilita a rede sem fio, não desliga
o hardware que continua ligado consumindo energia. Estou mais para a segunda
hipótese.

Claro que o método que utilizei pode estar errado, também. Tipo, como deixei a
máquina conectada, mas sem tráfego de rede significativo, talvez isso tenha
influenciado... sei lá.

Se alguém tiver alguma idéia, seja bem vindo.

“O futuro é Open Source”

Keith Curtis - ex-desenvolvedor da Microsoft

Paulo de Souza Lima

Curitiba/PR

Linux User 432358

http://br.maisbuscados.yahoo.com