Realmente está tudo certo nessa resposta. Se você tem muita RAM
(nesses tempos de memória barata, qualquer um tem), você só via
precisa do swap do tamanho da RAM se for hibernar a máquina.

Se você tem muita RAM mesmo e não vai hibernar seguiria a linha de
"Para que swap?", pois vejam que ele nunca via ter nada (computadores
com mais de 3G)

Agora se você é um cara esperto pode começar a ter ideias criativas!

Qual é o maior gargalo que temos nos computadores, o tomate brinde vai
para quem dizer DISCO!!!!!

Onde está a maioria dos acesso a disco do seu computador? A abobrinha
brinde via para quem disser TMP!!! (/tmp)

Pensando nisso e relembrando dos velhos tempos do DOS em PC-XT com
enormes 640K (Eu disse Kilo Byte e não Mega), onde usávamos RANDISK
para copiar o disquete (alguém se lembra de disquete?) daquele
joguinho irado e ele ficar mais rápido para carregar as telas.

Não estou dizendo que você vá usar um RAMDISK literalmente, mas o
TMPFS faz exatamente isso, faz o seu /tmp ficar em RAM alocada
dinamicamente, e se você acabar tendo muitos arquivos lá no /tmp e o
sistema precisar de memória ele joca a memória não utilizada para
SWAP.

Devido a isso eu costumo seguir uma conta antiga, do tempo dos
computadores com 250M  em que colocávamos para swap 4x o tamanho da
RAM.

Com isso no meu micro atual, quando vou gravar um DVD com minhas fotos
(usando o Brasero por exemplo) a imagem é gerada no /tmp que está no
TMPFS (em RAM) ficando muito mais rápido.

Outra vantagem é que os navegadores criam diversos arquivos no /tmp.
Com o /tmp em RAM não temos o atraso de acesso a disco para esses
temporários.

Assim, pensem bem antes de dizer que SWAP é inútil em computadores com
muita RAM, salvo se você tiver muita mesmo. E quando digo muita penso
em algo acima de 20G bytes.

Saudações,

Flávio

2009/6/5 João Olavo Baião de Vasconcelos <joaool...@gmail.com>:

> Pessoal, é simples: se vc for hibernar seu computador/notebook, tudo que
> esta na memoria será salvo no HD, mais exatamente na partição swap. Por isso
> que se fala que a swap deve ter o tamanho da RAM.
>
> Usa desktop e não hiberna? Deixa 512 mb que tá bom demais. Esse espaço será
> usado quando a memória RAM estiver cheia, e em um desktop normal, qd vc
> tiver 1gb de dados em swap, tvz o computador nem esteja respondendo mais.
>
> Falous!!
> --
> João Olavo Baião de Vasconcelos
> Bacharel em Ciência da Computação
> [...]

Quidquid latine dictum sit, altum sonatur.
_
(o-           Flavio Raphael Barcellos
//\       .    flavio.raphael.barcel...@gmail.com
V_/_  ..:   http://www.flickr.com/fbarcellos
  (Tudo que é dito em latim soa mais profundo.)