Sobre o swap:

1) Já foi discutido aqui e digo até exaustivamente, olhem no histórico da
lista.
2) O Linux usa o swap para fazer hibernação, portanto, se você FOR USAR
hibernação, deve ter ao menos o tamanho de sua RAM.
3) Não há regra estabelecida: essa de usar 2x, 1.5x, deixar só um 1G depois
que estourar os 2G são todas DICAS, não regras, pois isso depende do uso.
4) Se você deixar o Ubuntu fazer de forma automática ele utilizará 2x para
notebooks; não sei se faz o mesmo para desks.
5) Quanto mais RAM menos swap é uma regra de ouro, mas não de diamante: se
você estiver utilizando para gráficos pesados (tif e bitmaps gigantes) você
vai perceber que com 2G de RAM é pouco e o sistema vai utilizar muito mais
swap que um usuário digamos "normal"

2009/6/6 Mauricio Ricardo Pinheiro <mauricior.pinhe...@gmail.com>

> Ainda sou um usuário de Windows e não pude verificar como o Ubuntu ( e o
> Linux em geral) coordena isso.
>
> O menor de meus micros tem 2Gb de RAM. Normalmente configuro o comutador
> para gerenciar o swap automaticamente e as coisas ocorrem assim:
>

>   - O sistema nunca reserva mais de 1,7 Gb de swap;
>   - Quando inicio o processo de hibernação só com o sistema operacional
>   rodando (WinXP) o arquivo gerado mal chega a ter 100Mb;

Bom, isso indica ou dá pista que o windows coloca o conteúdo da memória em
outro lugar e não no pagefile.sys. Apenas isso.

>   - Com uma ou duas aplicações rodando, nunca ultrapassou 600Mb;

Isso depende das aplicações e dos dados sendo processados, certo?

> Não acredito que o Ubuntu reserve muito mais espaço que isso pois a sua
> alocação de memória é fantástica. Como já foi comentado abaixo, com 2Gb
> RAM,
> o meu computador com Ubuntu ainda não usou o swap, só a RAM. Apenas anotar
> que até o momento, nesse sistema só usei aplicativos de escritório
> (planilhas e texto). Enquanto no XP rodo meus aplicativos de programação de
> CLP, jogos e outros.

Por exemplo, agora estou com OOo starter, skype, stardict, firefox, texmaker
com uma monografia de 1100 linha, o evince visualizando um pdf de 1.1Mb e
mais o Nautilus, e claro, o System Monitor e ele tá acusando 45.5% da
memória utilizada (tenho 1GiB) e apenas 208KiB de swap (sou um usuário
digamos normal). Mas já houve momentos que ele estava usando quase 1G de
swap. Note que, se naquele momento eu quisesse hibernar eu não teria
problemas, pois tenho 2G de swap.

Agora, por mais que a alocação de memória do Linux seja fantástica ele não
faz milagres...

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.