________________________________
De: Jose Geraldo Gouvea <jggou...@gmail.com>
Enviadas: Quinta-feira, 30 de Julho de 2009 23:50:56
Assunto: Re: [Ubuntu-BR] Sistema (e navegador) mais leve

Em Qui, 2009-07-30 às 18:05 -0700, Otavio Silva escreveu:
> Amigos,
>    Meu problema: (conforme eu já havia dito antes) preciso usar o
> ies4linux (+ windows media player) para assistir uma aulas de um curso
> que estou fazendo. Só que este negócio é irritantemente lento e e
> frequentemente trava o sistema todo, especialmente porque eu tenho que
> ter acesso à internet por um navegador menos lento enquanto eu assisto
> as aulas.
>
>    Minhas dúvidas:
>    1) Qual é o navegador de internet mais leve que vocês conhecem?

Dillo
Segunda opção: Kazehakase ou Midori

>    2) Eu consigo manter um sistema leve (Xubuntu? ou o próprio Ubuntu
> com menos coisas no boot?) e um mais pesadinho separados pelo grub sem
> que com isto eu tenha dois sistemas operacionais completos instalados
> (acho que isto iria consumir muita memória do HD, não?)

Consegue. Mas a nível de boot eu não sei fazer. A nível de login é
bastante fácil. É só você carregar o Openbox + fbpanel ou então o IceWM.
Eu usei o IceWM durante muito tempo e RECOMENDO. Se quiser usar, conte
com minhas dicas.

>    A forma imbecil como eu tentei resolver hoje:
>    Entrei no boot-up manager e des-selecionei um monte de itens que eu
> sabia que estavam me atrapalhando - e alguns que eu não sabia o que
> faziam - resultado: o teclado não funciona assim que gdm é carregado
> (não consigo entrar com a senha para o modo gráfico). Antes disto eu
> já tinha tido a brilhante idéia de setar o tempo de espera do GRUB em
> 0 (isto mesmo, zero), por que eu queria que ele carregasse mais
> rápido.

Você não foi imbecil. Porque esta é uma maneira de melhorar a
performance do sistema.

Setar o tempo de espera do GRUB não foi besteira também.. Se bem que eu
recomendaria 1 segundo para você ter ao menos a chance de fazer algo...
rsrsrs

De qualquer forma, a solução de seu problema não está no GRUB está nos
serviços de inicialização e na configuração do X.

>    Claro que eu agora estou em uma lan-house..
>    Perguntas:
>    1) Existe alguma forma de parar o GRUB "na marra"? Ou vou ter que
> arrumar um live-CD?

Fique apertando ESC sem parar depois do término do teste da BIOS.

>    2) Assim que eu conseguir entrar no modo texto, qual o programa que
> eu uso para re-setar o carregamento do boot?

se você entrar em modo texto, carregue o hald -- aí você deve conseguir
usr o teclado. Entre no Gnome e reconfigure restabelecendo o hald, o
atd, o crond e alguns outros que a turma vai te dizer...