2009/7/30 Otavio Silva <otavio_uff...@yahoo.com.br>

>   2) Eu consigo manter um sistema leve (Xubuntu? ou o próprio Ubuntu com
> menos coisas no boot?) e um mais pesadinho separados pelo grub sem que com
> isto eu tenha dois sistemas operacionais completos instalados (acho que isto
> iria consumir muita memória do HD, não?)

Não sei como isso seria feito, nem se eh possível fazer pelo grub. Mas vc
pode fazer isso pelo próprio GDM, KDM ou afim (ou seja, na tela onde se
digita o usuário e senha para logar). Nela há um botão para vc escolher se
quer entrar no gnome, kde, xfce etc (lógico, só aparecerão essas opções caso
esses gerenciadors de janelas estejam instalados). Basta selecionar o
gerenciador de janelas desejados (mais leve ou mais pesado) e logar.

E um Linux consome relativamente pouco HD (4 a 5 GB...).

>   1) Existe alguma forma de parar o GRUB "na marra"? Ou vou ter que arrumar
> um live-CD?

Aqui eu não entendi. Vc quer para-lo mesmo? Vai selecionar alguma coisa no
boot? De qq jeito, siga a dica do José Geraldo e coloque 1 segundo.

>   2) Assim que eu conseguir entrar no modo texto, qual o programa que eu
> uso para re-setar o carregamento do boot?

Instale o rcconf e utilize-o para adicionar o hald. Tem outros comandos, mas
esse é bem simples.

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos