Tiago,

nunca ouvi dizer isto, mas acredito que te passaram o "migué"... pelo pouco
que conheço dos detalhes técnicos, sei que o windows usa fat32 ou ntfs, e o
linux usa ext2, ext3, ext4... resumindo são estrutura de arquivos diferentes
(até onde entendo, por favor os mais esclerecidos me corrijam se estiver
errado).
Logo, se seu amino não fez cópia de segurança em qualquer outro tipo de
mídia fora do hd,... já era... "perdeu, perdeu..."

eu mesmo cansei de perder meus arquivos quando começei no ubuntu,... mas
hoje sou cauteloso, faço backup semanalmente ou mais tardar quinzenalmente,
logo não perdi mais um arquivo se quer...

e acho que não existe maneira correta de usar, você simplesmente usa ou não

flw []´s

Jean Pierre Jochen