Vinícius;

Já fiz a atualização para as novas versões do Ubuntu sem problema
nenhum. Claro que isso vai depender dos programas já instalados, pois
podem não ter similaridade no novo sistema. Lembro-me, que ao término
de cada atualização, alguns recursos tem que ser reinstalados, como o
driver da placa de vídeo. Quanto ao KDE, você pode baixá-lo
tranquilamente pelo Ubuntu e usá-lo como alternativa de modo gráfico
no gerenciador de inicialização. Atente bem para o espaço em disco,
devido ao tamanho que o KDE e o Gnome oculpam juntos. Fora isso, acho
que não tem complicações.