Instala a última versão do ubuntu (9.0.4) e abra o synaptic e procure
por java e instale:

Sun Java(TM) Runtime Environment (JRE) 6 (architecture dependent files)
Sun Java(TM) Runtime Environment (JRE) 6 (architecture independent files)
The Java(TM) Plug-in, Java SE 6
base de todos os pacotes Java

Comigo o bb funciona normal.

Gerardo Azevedo Júnior