Oi Erasmo

Agradeço  a resposta :)

Mas, aparentemente nesses 3 pcs e 1 laptop o grub não tinha sido instalado.

olhe o que fiz hoje:
digitei
sudo apt-get install grub

aparentemente instalou

inclusive, repeti e, na segunda vez, me informou que o grub já é o da
versão mais nova

digitei
sudo grub <enter>  Apareceu:

     [ Minimal BASH-like line editing is supported.  For
      the  first  word, TAB lists possible command
      completions. Anywhere else TAB lists the possible
      completions of a device/filename. ]

grub>

digitei
find /boot/grub/stage1

Apareceu
error 15: file not found

________________

reiniciei

continuou aparecendo a tela dos grub

digitei ALT+F2 e :
gksu gedit /boot/grub/menu.lst

sem marcar "Executar em terminal"

e o arquivo lst está  aparentemente vazio

não aparece nada pra editar.

Pode isso?

--
Beijins