Olá, primeiramente precisamos levantar algumas informações.

O porque você quer usar a versão 2.0 e não a 2.1 que é a ultima estável.

Segunda pergunta já tentou instalar a versão classic.

Eu não recomendo o uso do firebird2.0 precisamos entender antes de lhe dar
uma solução se você vai usar esse SGDB somente como teste ou vai utilizar em
um servidor de produção.

Eu tenho diversos servidores rodando firebird, todos na versão 2.1-classic.

Uma vez consegui instalar com o seguinte comando em um ambiente de teste:

sudo apt-get install -f firebird2.0-super

Tenta assim veja se vai.

Se não der certo posta ai para tentarmos ajudar.

Abraços

Tiago Dib
msn/email: tiago...@gmail.com

http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/495185