Bem pessoal, como a net aqui na empresa é boa, então toda vez que vem
uma nova versão eu faço os testes de curiosidades :)
Para aqueles que estão esperando o Karmic vai aí minha visão :)

Esta é uma analise como usuário, mas usuário detalhista heim :)

Maquina de teste:

Notebook Sony Vaio VGN-FS960P
Processador 1.7ghz
2GB de memória
HD 120GB IDE
Video Intel

Ultima atualização do Ubuntu 9.10
13/10/2009 as 08:30am

Resultados:

Estabilidade do sistema: OK

Definição de fontes em tela: Cada vez melhor.

Exibição do ícones: Antes eu via uma pequena diferença nos tamanhos
entre os ícones, mas agora me parece que o pessoal está mais atento a
isso, dessa forma o sistema vai ficando mais agradável de se ver.

Estabilidade dos aplicativos padrão: OK (melhorando a cada versão)

Estabilidade da rede com maquina windows: OK
Antes o Nautilus demorava para achar as maquinas na rede, e as vezes nem
encontrava, somente por IP direto.

Sistema de som: OK

Sensibilidade e resposta do Clique do mouse: OK
Antes muitas vezes falhava ou simplesmente não obedecia o clique, hoje
vejo que está mais agradável trabalhar com o mouse, pois ele está mais
preciso quando você arrasta objetos ou aumenta o tamanho da janelas
pelas bordas, assim fica mais fácil trabalhar com programas que exigem
muito do mouse, como programas de imagens por exemplo.

Tamanho de fontes: As fontes estão obedecendo melhor a exibição nos
aplicativos, pois antes em alguns ficavam meio borradas em outros não.

Barra de ferramentas do desktop: Esta com um melhor ajuste e tanto a
exibição dos icones como as aplicações abertas estão melhor organizadas
e a exibição de linhas estão mais precisas, dando assim um acabamento
mais perfeito; muito bom.

Configuração de rede IP manual: Me parece que corrigiram o problema de
não fixação do IP fixo e também a criação fantasma de configuração de
rede, pois o sistema insistia em criar uma nova configuração quando você
excluía a padrão.

Inicialização: Bem a cada versão percebo que o pessoal da uma melhorada
no tempo de inicialização, e nesta também está sensivelmente mais rápida
e mais suave (agradável).

Instalação do CD live: Deram uma melhorada no visual, achei melhor.

Performance: O sistema tem se mostrado mais estável e isso por si só já
melhora na rapidez, também os aplicativos estão abrindo sensivelmente
mais rápido e com bem menos erros.
Antes, as vezes você clicava e parecia falhar o clique.

Algumas mudanças consideráveis:

Já está vindo com firefox 3.5.x
Agora no ligar do Pidgin, está o Empathy, que a meu ver não muda muita
coisa, já que os dois são bem parecidos, o Empathy tem se mostrado bem
estável e agradável de se trabalhar.
O item de menu Adicionar / Remover programas foi trocado pelo "Software
Center do Ubuntu", com um visual mais bonito, mas para quem gosta do
antigo ele ainda continua no menu sistema.
Nesta versão ele também traz o Ubuntu One, já usados por alguns. (ubuntu
one é o novo sistema proposto para você guardar seu arquivos nas
"nuvens") Eu particularmente ainda não uso e não vejo com bons olhos
para arquivos pessoais :)

Finalizando:

Bem muitas outras coisas mudaram para melhor no Ubuntu 9.10 e até o
final muitas coisas serão adicionadas e melhoradas com a ajuda da
comunidade, enviando seu relatórios de maquinas para a equipe da
canonical, isso pode ser feito pelo ícone / menu:
"Sistema / Administração / Sistema de teste"

Fica aí minhas considerações pelo Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Meus agradecimentos também a equipe Canonical que desenvolve este
maravilhoso sistema.
Meus parabéns !!!

Marcelo Silva
msn: marc...@ig.com.br