Olhando a pagina do Avast noto que é uma versão GTK2 e é fornecido em
varias formas de pacote, incluindo o .deb.
O único empecilho para mim é que só disponibilizam versão 32 bits - eu uso 64.
O Clamav para mim sempre atendeu e recomendo a quem usa Linux para
averiguar arquivos advindo do windows.

[]'s