Erasmo, a recíproca é verdadeira. Podem ter dois gerenciadores de
atualização rodando, ou o Synaptics aberto, enfim, qualquer operação
com pacotes deve ser feita uma de cada vez. Feche todos os programas
que possam estar usando o dpkg (gerenciador de pacotes) e tente usar o
gerenciador de atualizações novamente.

Abraços