Para testar sua webcam, dê um ALT+F2 (semelhante ao executar do
Windows) e execute "gstreamer-properties", na guia "Video" voce
encontrará o  que podemos chamar de seleção de itens para testar, se
voce tem apenas um dispositivo de entrada de video (a webcam) entao
use o drive padrao mesmo, clique no botão "Test" e verá se sua webcam
funciona ou não no Linux. Atenção que existe a saída de video e
entrada de vídeo (webcam) cada um deles tem um botão de "Test"
diferente.

Infelizmente a configuração do Skype é confusa, tanto no Linux quanto
no Windows. Voce tem que ficar mexendo no mixer do seu sistema para
saber com qual dispositivo vai capturar som e video, algo que as vezes
se torna muito confuso, as vezes vejo 5 entradas de som no meu mixer,
porém vejo apenas 2 entradas fisicas no meu computador e na base da
tentativa e erro voce vai acertando, tá certo que aquela coisa
echo-test do Skype ajuda muito.

[]'s e sucesso.