Eu também sou iniciante em linux. Mas uma coisa interessante é que
RARAMENTE o linux realmente trava. Isto necessariamente não vale para os
programas nele instalados. Algumas vezes o que trava é o programa e não o
SO. Assim, basta abrir o terminal e usar o comando xkill. Não sei se vc já
usou tal comando. Após digitar e dar um enter seu cursor vira um "X" que se
vc clicar dentro do programa travado ele fechará automaticamente. Ah, a
propósito, o ctrl+alt+del, praticamente não serve pra nada no linux.
Um abraço.