2009/11/14 Nilceu Galvao <nilce...@gmail.com>

> [...]

A comunidade de software livre é, essencialmente, voluntária e meritocrática.

Por voluntária quero dizer que ninguém e obrigado a participar dela.
Mas quem participa, dá a ela o que pode para vê-la crescer. Há
artistas gráficos pagos para pensar e produzir temas, mas a maioria
deles o fazem sem nada cobrar. Há programadores pagos para desenvolver
programas e hackear o kernel Linux, mas a esmagadora maioria deles o
fazem de livre-vontade, sem nada cobrar ou receber.

Por meritocrática quero dizer que quem dela participa ativamente ganha
voz diretamente proporcional à sua atuação. Quanto mais você faz, mais
as pessoas te ouvem. Não faça nada, e você é apenas mais uma voz na
multidão.

A Canonical poderia dar suporte financeiro para install fests; mas
para isso, quantos programadores, designers e outros profissionais ela
deixaria de pagar? Que impacto a doação de dinheiro para install fests
teria no envio de CDs, ou na promessa de entregar o sistema acabado a
cada seis meses? A Canonical, diferente da Microsoft, não ganha
dinheiro explorando algo tão imaterial quanto software: ela ganha
oferecendo serviços adicionais à disposição para sempre gratuita do
Ubuntu.

Por isso sua primeira linha de suporte e divulgação é, e sempre será,
a comunidade. É a comunidade que, voluntariamente, e com a orientação
de seu Board e da Canonical, se organiza em Times Locais (Local
Community Teams), responsáveis por divulgar o Ubuntu, através de
palestras, eventos, reuniões, install fests. É a comunidade que mantém
listas, blogs e sites sobre o sistema, dando suporte imediato a quem
precisa. É a comunidade que, meritocraticamente, escolhe seus líderes
dentre aqueles que mais fazem, tendo a Canonical os reconhecendo como
tais e dando-lhes a oportunidade de espalhar o Ubuntu numa amplitude
muito maior, de maneira mais organizada e harmoniosa.

Cada um que usa o Ubuntu, e de certa forma ainda mais aqueles que
assinam o Código de Conduta e se tornam ubunteiros, tem a
responsabilidade de divulgar o Ubuntu e dar suporte aos novos
usuários, mesmo que não contem com o apoio financeiro da Canonical ou
de qualquer outra empresa. Se há um LoCo Team na minha cidade, região
ou Estado, quem tem a vontade de incentivar o uso do Ubuntu deveria
fazer parte dele -- e se não há, deveria fazer o que puder para fundar
um. Há sempre quem possa ajudar, seja brasileiro ou estrangeiro, quem
queira montar LoCo Teams. Uma vez num, pode-se juntar a algum Time
interno, ou propor um Time, arregaçar as mangas e tocar o terror.

Quam já montou uma install fest sabe o quanto é difícil organizar o
evento. Lugar, pessoas, máquinas, CDs... tudo isto tem um gasto. Mas
quando se trabalha em grupo, com todo mundo colaborando, R$ 100,00 de
mídia se transforma facilmente em R$ 20,00, R$ 10,00, R$ 5,00... A
necessidade de um "patrocinador", que poderia usar o evento de maneira
política, se tornaria necessária apenas se não houvesse como juntar
uma turma comprometida -- o que é mais comum do que pode parecer, mas
que leva ao mérito de fazer contra todas as expectativas e tornar-se
uma voz a destacar-se da multidão.

João Santana

Enrolado para normatizar TCC, monografia, dissertação, ou tese?
Escreva um email para mim!

+++
"Uma coisa é ser agnóstico; outra, distinta, é considerar mera
estupidez o que não pode ser explicado pela razão; uma coisa é ser
ateu; outra, distinta, é achar que os crentes merecem a fogueira —
ainda que seja a da desmoralização. Uma coisa é ser laico e advogar um
estado idem; outra, diferente, é perseguir as religiões e os signos
religiosos. Uma coisa é defender firmemente que a religião não
degenere em fanatismo e sectarismo; outra, distinta, é perseguir
fanática e sectariamente os que fazem questão de evidenciar a sua
religião." Reinaldo Azevedo.