Olá, li se for em relação ao .deb do getdeb, que na verdade o que ele
instala, embora indicado a versão 4.1, é a 4.03 (já mencionei isso). Por
outro lado não li as instruções que tinha no próprio site para compilar e
que era diferente das instruções install que tinha no .tar.gz.

Utilizando o "./configure --prefix=/usr" (antes usei só o './configure') aí
sim o comando make e o make install surtiram efeito e o software instalou :D
!!!

Bem, conseguir instalar compilar um software e instalar sem o .deb pra mim
foi uma conquista huaeahuehaueuaeaue, pois ainda insisto que nem tudo se
encontra em .deb prontinho por aí, principalmente quando surge diferenças de
versões.

De qualquer maneira agradeço a paciÊncia, tantas respostas certamente teriam
que dar algum resultado !!!