Veja para qual arquivo está apontando o link alternativo:

ls -l /etc/alternatives/maildir.5

deve retornar algo assim:

> r...@dodger:~# ls -l /etc/alternatives/maildir.5
> lrwxrwxrwx 1 root root 40 2009-12-26 16:34 /etc/alternatives/maildir.5 ->
> /usr/share/man/man5/maildir.courier.5.gz

Depois de um dpkg -S no arquivo para onde o link aponta, usando o
exemplo acima:

dpkg -S /usr/share/man/man5/maildir.courier.5.gz

Isso vai mostrar o pacote que está gerenciando o link, eu estou
apostando num pacote chamado maildrop, se eu estiver certo significa que
existe um conflito entre o courier-base e o maildrop. Neste caso você
deve se perguntar se realmente precisa do maildrop, caso não precise
então tente removê-lo e quando for instalar os pacotes que você precisa
não inclua o maildrop.

Se você precisa do maildrop então você tem um problema, é necessário
fazer uma alteração manual no script de pós-instalação do courier-base
para poder instalá-lo, e isso seria algo como... digamos assim....
gambiarra, não seria legal fazer isso.

Você também poderia baixar o pacote do courier-base, abrí-lo, remover o
comando que gera o conflito com o maildrop e reempacotar o courier-base
com uma versão diferenciada e instalar esse pacote gerado por você.

De qualquer forma você encontrou um conflito entre dois pacotes e nenhum
deles está sabendo gerenciar o problema, você poderia reportar o
problema para os mantenedores dos pacotes para verificar se eles
encontrar uma solução.

Para verificar se um pacote está instalado e ok você pode fazer o
seguinte:

dpkg -l nome_do_pacote

ele vai retornar algo assim:

Desejado=Ignorar/Instalar/Remover/Eliminar/Manter

Status=Não/Inst/Arquivos-Cfg/Descompactados/Configuração-Falhou/Instalação-Quebrada/Aguardar-Gatilhos/Gatilhos-Pendentes
|/ Err?=(none)/Reinst-necessaria (Status,Err: maiúsculas=inválidas)
+++-=========================-=========================-==================================================================
ii  nome_do_pacote    x.x.x-x                    alguma descrição sobre
o pacote

Note  que na última linha ele começa com "ii". O primeiro i significa
que o pacote está marcado para instalação e o segundo i indica que ele
está instalado e configurado com sucesso. Se no lugar do segundo i
tivesse um F por exemplo significaria que o pacote teve uma falha
durante a instalção e não está ok. Você pode saber mais sobre isso
consultando a documentação do dpkg.

Fábio Augusto De Muzio Tobich
Tel.: +55 41 3016.5786
Cel.: +55 41 8812.2183