Paulo,

Já tive esse problema no Ubuntu(linux) e o que eu fazia era re-instalar o
Java Plugin.
Tem que ser o Java Plugin, não adianta por exemplo ser o JRE.
No meu blog antigo eu coloquei um tutorial que mostra como fazê-lo caso não
saiba.
Segue link:
http://sergiogurgel.blogspot.com/2007/09/instalando-java-no-linux-ubuntu.html

Atenciosamente,

Sérgio Gurgel
http://br.linkedin.com/in/sergiogurgel
twitter: @sergiogurgel

"o mal do inteligente é achar que o outro é burro!"