Calma, também não é assim, não vamos nivelar tudo por baixo.

Apesar de várias integradoras de grande porte usarem empresas
terceirizadas para a produção do produto, não podemos dizer que os
produtos das diferentes bandeiras são iguais, salvo alguns modelos.
Grandes integradores como HP, Dell, Sony apesar de terem seus produtos
fabricados por terceiros como a Compal, Asus, Acer e Quanta desenvolvem
projetos próprios e não remarcados como as pequenas integradoras aqui do
país.

Enfim, apesar de serem fabricados pela mesma empresa, como são projetos
de engenharia diferentes, os equipamentos de grandes e boas integradoras
normalmente possuem melhores projetos elétricos.

Pessoalmente ainda prefiro um equipamento de linha corporativa à um mais
básico, apesar de ser mais caro, de preferência um Lenovo Thinkpad ou um
Dell Latitude, custam mais, mas a diferença de qualidade é notável, sem
falar no suporte pós venda, a única vez que precisei de suporte da Dell
para o meu note (era uma besteira, eu mesmo poderia ter resolvido, mas
como estava na garantia preferi não abrir, era cooler sujo), o técnico
me apareceu na manhã do dia seguinte com todas as peças de reposição do
equipamento, coisa que nenhuma integradora nacional faz.

Hardware genérico é uma coisa que não é possível de se achar em
notebooks, salvo raríssimas exceções, todos os equiapmentos possuem
peças proprietárias, seja um módulo bluetooth com conector proprietário,
placa mãe proprietária, conectores LVDS (tela) proprietários e por ai
vai, é bem difícil de achar um equipamento com componentes padrões,
nesse caso o que pode ser feito é comprar um equipamento que tenha boa
vendagem, dai a oferta de peças é maior. Basta procurar, verá que é
fácil achar um módulo ou bateria de um grande integrador, enquanto achar
uma bateria nova para equipamentos como positivo e cia é um parto.

Quanto ao hardware, quase a totalidade dos equipamentos no mercado
possuem hardware desenvolvido para a área móvel, seja nas arquiteturas
Intel, AMD/ati, Nvidia apesar da arquitetura básica ser bem similar ao
dos seus "irmãos maiores" dos desktops e afins, eles possuem tensões de
trabalho bem inferiores e alguns gerenciamentos extras para prolongar a
vida das baterias.

Acho válido avaliar todos esses fatores antes de comprar um equipamento,
talvez até sendo mais válido pegar um Vostro 1310/1510 por 2000 reais do
que um Acer por 1600, tanto pela qualidade de construção (case em
magnésio e teclado superior) quanto pelo pós venda.

Abraço,

Bruno