Oi Pessoal

Eu tenho dois computadores, um desktop e um laptop, que compartilham a
internet através de um roteador sem fio. O esquema é aquele bem simples, o
sinal da Velox entra pelo modem dlink que está ligado por cabo ao roteador
sem fio tb da dlink. Daí o sinal vai por cabo para o desktop e sem fio para
o laptop.
O desktop roda Ubuntu e o laptop também vai rodar Ubuntu, mas eu vou manter
o windows7 numa partição separada.
O que eu quero saber é qual é a melhor opção para configurar o firewall. Se
eu configurar o firewall só do desktop isso serve para toda a rede? (Digo
isso pois eu li que na verdade só quem está conectado à internet é o
computador principal e os outros navegam com IP dele.) Ou eu tenho que
configurar um firewall para o desktop outro para o laptop? Ou será que a
melhor opção é usar o firewall do roteador (um dlink di524)? Se eu usar esta
última opção eu ainda assim preciso de firewall no desk e no lap?

O que vcs acham?

Obrigado,

Vítor