Salve gente boa da lista.
Recorro a vossa sabedoria e experiencia para me auxiliar em uma dúvida.
Como é o suporte do Ubuntu a placas de captura de vídeo?
Se eu der partida pelo livecd a placa será reconhecida?

Um breve detalhe da minha situação.
O meu vizinho comprou um pc positivo que veio com mandriva. Ele não esta se
dando muito bem com o SO. Estou querendo instalar o Ubuntu. O PC dele é um
PC normal de supermercado, com processador Dual Core e 3GB de RAM (e placa
de captura, não sei a marca). Pela configuração do PC realmente ele não esta
satisfazendo tanto em desempenho e atendendo a necessidade do usuário.
Meu receio é instalar o Ubuntu nele e não conseguir fazer a placa de captura
funcionar. É essencial para ele.
O sistema dele veio com uma parte do HD para restaurar o SO (ao invés do cd
de recuperação) quando for necessário. Se eu formata e instalar o Ubuntu
perco esta parte e se o Ubuntu não funcionar com todos os recursos do PC
fico em apuros.

Por isso preciso saber se quando eu der partida pelo livecd a placa será
reconhecida e se ela não for reconhecida terei como configura-la depois de
instalado.

Desde já agradeço a todos.
Atenciosamente
Ávila