2010/5/7 Marcus Mac-Ginity <mgin...@gmail.com>:

    Ôlas Mac-Ginity.

> Certo! Ainda terá de usar o apt-get remove e talvez com -f

    Não existe o APT deixar de ter acesso a algum diretório e não
conseguir remove-lo com o comando 'aptitude remove'.

> [...] haja paciência e tempo pra descobrir qual comando vai
> nos ajudar quando começa a travar até o ponto de não permitir atualizações
> pelo Synaptic ou qualquer programa que tente instalar/desinstalar os
> pacotes no seu sistema.

    Não existe este tipo de sorte com o APT. O que vc está dizendo é
que, seguindo dicas aqui, durante uma instalação vc matou o processo
do APT. A uns dias atrás você levantou uma questão aqui justamente por
ter feito a mesma coisa: parar o processo durante a instalação.

    Basicamente existem dois estados durante uma instalação ou
atualização. Um é baixar os pacotes. Neste passo pode ser tudo parado
sem nenhum problema. O segundo é a instalação dos pacotes baixados.
Aqui, dependendo do estágio em que está ocorre o problema de travar o
/var/lib/dpkg/lock e arquivos em /var/lib/dpkg/updates.

    Minha sugestão é que releia o tópico no qual fiz parte e estude
cada comando e diretório:

http://www.mail-archive.com/ubuntu-br@lists.ubuntu.com/msg69140.html

    E veja em especial, a conclusão:

http://www.mail-archive.com/ubuntu-br@lists.ubuntu.com/msg69180.html

[...] Por isso uso 3 sistemas (Linux) instalados em meu
> notebook pois como sou autodidata em informática, cometo muitos erros e
> falhas... quando um sistema trava, procuro consertar nele ou descobrir uma
> solução em algum dos outros 2, mantendo sempre o 9.10 estável e 2 Linux
> 10.04 em testes (não só do sistema mas também de programas), evidentemente
> que não os uso para trabalhos importantes.

    Sem querer mudar tua metodologia, não seria mais produtivo ter
estes sistemas para estudo virtualizados?

>    Muita sorte pra todos.

- []s
- Zandre.

:: zandrebran.homelinux.org