Danilo,

Realmente estranho esse problema de ele travar na tela preta.

Normalmente não gosto de sugerir a reinstalação do sistema, como solução,
mas no seu caso, se o Vista também não está legal, acredito que seria o mais
indicado.

Se você estiver disposto a reinstalar tudo, segue minhas considerações:

1) Dual boot funciona. Pode ficar tranquilo, uso o dual boot no Linux a anos
sem problemas.
    Alías, o único problema que tive foi quando precisei reinstalar o
windows, que ele sobrescreveu o dual boot, mas mesmo assim foi possível
criar um novo dual boot (grub) posteriormente.

2) Nunca utilizei o wubi. No meu caso eu primeiro instalei o windows em uma
partição com metade do HD, e depois do windows instalado e funcionado,
procedi com a instalação do Ubuntu.

3) Para o Ubuntu Netbook Remix eu o instalei via pendrive. O procedimento
foi bem tranquilo:
    http://www.ubuntu.com/netbook/get-ubuntu/download

    Dessa forma eu tenho o grub como gerenciador de boot.

[]s
Ronan