João,

Teve uma outra pessoa reclamando do mesmo problema nessa thread:
https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2010-May/073724.html

Só que parece que voltou a funcionar do nada. Não acredito que seja um
problema ou bug com o Ubuntu, sinceramente. Eu mesmo estou usando o
gmail e não tive nenhum problema com acentuação até agora.

Abraço