Olá Nilson,

Normalmente, a janela que se abre com o pedido de uma senha para uma
ação administrativa, vem escrito que aplicação está pedindo a senha, na
sua aparece alguma coisa ou não aparece nada além do pedido de senha?

Você pode verificar que aplicações são carregadas ao iniciar o Ubuntu
(Gnome) indo em: System (Sistema) => Preferences (Preferências) =>
Startup Applications (deve ser aplicações de inicialização ou algo
parecido - não uso em português). Vai abrir uma janela com a lista de
todas as aplicações que são carregadas na inicialização.

Abraços e sucesso,
Nelson