Em 02-08-2010 22:45, Prof. Dr. Reinaldo Golmia Dante escreveu:
> Prezados colegas,
>
> Estou para comprar um Sony Vaio VPC-CW21FXL que tem o novo processador i3 e já
> vem com o Windows 64bits.
>
> No entanto, quero instalar somente o Linux Ubuntu 10.04 e baixei do próprio
> site
> da Ubuntu http://www.ubuntu-br.org/download
> a última versão 10.04 - desktop - i386.

Bem, porque vc não baixa então a versão 64-Bits?
Veja:
http://ubuntu-releases.eecs.wsu.edu/10.04/ubuntu-10.04-desktop-amd64.iso

Ou procure no site oficial por outros mirrors

> Desejo saber:
>
> 1) Essa versão do Linux roda em 64 bits com o novo processador i3 ?

Roda sim!...veja acima.
> 2) É compatível com esse modelo da Sony ?

Muito provavelmente.
Tem tb o "Ubuntu Netbook Edition": http://www.ubuntu.com/netbook
> 3) Alguém sabe de algum tutorial dos principais comandos do Ubuntu para que eu
> possa utilizá-lo após instalado ?

Para isto existem as listas e as documentações no próprio site. É bom
dar uma lida!