Em Dom, 2010-08-01 às 18:42 -0300, Melissa escreveu:

> Caro Nei,
>
> Este problema também já me incomodou muito. Aqui nessa pagina
> (https://help.ubuntu.com/community/SynapticsTouchpad) tem uma dica legal:
> instale (se ainda não estiver instalado) o syndaemon. (p.s. seu touchpad não
> precisa necessariamente ser synaptic!)
>
> No terminal, faça:
>
> syndaemon -d
>
> A opção -d deixa o syndaemon rodando independente do terminal, então vc pode
> fechá-lo depois de dar o comando. Se quiser desabilitar apenas o clique do
> mouse e o rolamento, mas não os movimentos do mouse, faça

> [...]

Melissa,

Pelo o que entendi, é necessário carregar o módulo syndaemon que
iniciado segundo ativação no xorg.conf através da opção

Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "True"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "HorizEdgeScroll" "0"
Option "SHMConfig" "True"
EndSection

Mas ao verificar o Xorg.0.log, há varias mensagens de erro indicando que
não conseguiu carregar o módulo synaptics.
Abraços,

Nei Moreira