Na realidade o arquivo começando com "." é o nome temporário dele até
que a cópia seja concluída.
Se você der um ctrl+c ou de alguma forma interromper essa transação no
cliente(Origem) este arquivo que vc mencionou servirá para ele
continuar na re-transmissão para o servidor (Destino), claro existe um
timeout que quando expira então este arquivo sumirá e vc terá de
começar tudo de novo a partir do 0%.
Já aconteceu de eu mover arquivo de 2GB para um servidor WEB, a
maquina cliente "abendar" e eu só continuar a re-transmissão depois de
12 horas e a cópia obviamente só continuou do ponto em que parou, e
até lá ninguem recebeu o arquivo pela metade porque o rsync/scp só
mostra o arquivo quando de fato está 100% concluido.

O scp/rsync é muito engenhoso, sempre que faço transferência entre
servidores envolvendo arquivos grandes são eles que uso.