Em 23 de agosto de 2010 22:16, Fabiano Garcia Fonseca <
fabi...@linuxacessivel.org> escreveu:

> Pessoal!!
>
> estou empacotando uma pequena aplicação em python para distribuir, só
> que gostaria de colocar no desktop do usuário um lançador para este
> aplicativo.
>
> Alguma dica de como proceder? Pois confesso que me enrolei com esta
> questão...

Fabiano, vai ser muito chato colocar um item na área de trabalho, eu
recomendo fortemente que você não faça isso.

Os arquivos criados por pacotes são de propriedade do root, logo o lançador
será de propriedade do root. Se algum usuário não quiser ícones na área de
trabalho, ele não conseguirá removê-lo sem precisar acessar o terminal e
usar o "sudo rm", e terá que repetir esse procedimento a cada update do
pacote.

É possível usar o script de post-install para contornar essa situação. Deixe
o arquivo .desktop no diretório /usr/share/seu-pacote e no post-install faça
um loop for para os diretórios dentro de /home. Dentro do loop copie o
arquivo .desktop para a área de trabalho e mude o dono do arquivo. Essa
abordagem tem outro problema: o idioma do sistema interfere no nome do
diretório que fornece a área de trabalho (pode ser Desktop, Área de
Trabalho, ou Labortablo).

--
Humberto Xis
http://lixaonerd.wordpress.com