Você pode criar um script para criar um ícone apontando para seu
programa sim. Se precisar ser executado como root é só colocar "gksudo
path_e_nome_do_programa", o script deve ser executado pelo instalador no
final da instalação.
Pode ser criado usando o root mas de propriedade de qualquer usuário,
então, pode ser apagado a qualquer momento por qualquer usuário sem ser
o root.