Pessoal meu problema é serio , tenho um Acer aspire 5720z onde tenho
 instalado o windos xp em uma partição, o ubuntu 10.04 instalado na outra , e
 tambem uma swap de 5 gb( este tamanho devido nao querer formatar todo o
 Hd e ter este espço nao particionado). O problema é no windos blz, mas no
linux  em pouco
 tempo ligado e principalmente executando musica ou video ele aquece , o
 cooler nao aumeta a velocidade e derepente cabum, desliga...... Acham que
 erei em algum processo de intalação , oque fazer. OBS mesmo no momento da
 intalação do ubuntu aconteceu varias vezes até eu conseguir .

As  repostas que recebi foram:

    Já tentou desabilitar o controle de velocidade do cooler na bios?
 Para que ele sempre opere numa velocidade alta?
 E seu note tem 10GB de RAM pra usar 5GB de swap?

OBS; preciso de dicas para isto

Tenho prob semelhante, que aparentemente resolveu aspirando a saida de
ar de meu notebook e mantendo o mesmo em lugar ventilado. Verifique seu
equipto. E a proposito, swap de 5G?

O probema é que o cooler não gira rapido

To apostando na primeira sugestao, só precisso de material para me dar suporte,
e se alguem tiver mais algo.

obrigado