Alô Pessoal

Quando instalamos o Ubuntu ele cria o primeiro usuário e solicita um
nome e uma senha. Esta senha que fornecemos fica valendo também para o
Root, e é a que temos de digitar para fazer "Tarefas Administrativas" e
para o comando sudo. Certo? Pois bem, eu comprei um micro que já veio
com o Ubuntu instalado de fábrica, e acontece que colocaram uma senha
padronizada muito facilzinha para este usuário e consequentemente para o
Root. Eu gostaria de mudá-la. Também não gosto do nome que deram para o
usuário padrão e gostaria de mudá-lo.

Vi que posso fazer isto em Sistema => Administração => Usuários e
Grupos. Mas fiquei com o seguinte receio: se eu mudar o nome e a senha
do usuário padrão, que consequência isto tem sobre a senha do Root? O
Root fica com a nova senha que eu der para o usuário padrão? Gostaria de
ter a mesma nova senha para os dois. E ele continuará "bootando"
automaticamente com a nova senha memorizada? Gostaria que continuasse,
pois é chato ter de digitar a senha toda a vez que "boota". já chega a
senha do chaveiro!

Outra dúvida é: se, ao mudar o nome do usuário padrão, o caminho para
o /home/antigo-nome-do-usuário também muda para /home/novo-nome do
usuário e eu continuo com acesso a todos os arquivos que tenho lá, só
que agora pelo novo caminho? Este novo caminho é reconhecido por todo o
sistema, ou seja, o ~/ corresponde a este novo caminho?

Agradeço a ajuda.

Abraços
Mário Vianna