De: Xisberto <xisbe...@gmail.com>
Para: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro
<ubuntu-br@lists.ubuntu.com>
Assunto: Re: [Ubuntu-BR] Mudar Senha do Usuário Padrão Muda a do Root?
Data: Wed, 8 Sep 2010 10:26:23 -0300

Em 7 de setembro de 2010 17:57, Soltec <sol...@br.inter.net> escreveu:

> Se alguém conseguiu ler até aqui, obrigado pela paciência. E para
> confirmar que você leu mesmo, explique por que cargas d'água o resultado
> do comando users dá:
> NovoUsuario NovoUsuario Provisorio,
> Ou seja, duas vezes NovoUsuario, quando na caixa de diálogo Usuários e
> Grupos só aparece um NovoUsuario e um Provisorio e no login também só
> aparece um de cada. Também o comando finger NovoUsuario só fornece os
> dados de um, e o correto.

$ users --help
Uso: users [OPÇÃO]... [ARQUIVO]
Emite quem está atualmente conectado de acordo com ARQUIVO.
Se ARQUIVO não for especificado, usa-se /var/run/utmp.
É costume usar /var/log/wtmp como ARQUIVO.

O comando users não informa os usuários cadastrados, e sim os usuários
conectados a um certo arquivo atualmente. Se você não informa um arquivo,
ele indica o /var/run/utmp como maneira de indicar que usuários estão
logados. Estou com o usuário xisberto logado e dois terminais abertos, o
comando users retorna "xisberto" escrito 3 vezes.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com