On Mon, 25 Oct 2010 20:30:06 -0200
Renan V Traba <rv...@inf.ufpr.br> wrote:
> Usuários de Ubuntu, uma pesquisa de opinião:
> o que você acha faz falta no Linux ? (tirando os jogos)

Renan,
Me permita reformular sua questão:
Não é "o que falta no Linux" mas "o que falta para Linux".

Creio que muitos já deram a resposta: Desenvolvedores e proprietários
disponibilizarem aplicativos e drivers para o sistema.
Aplicativos: A criação de programas à altura dos atuais proprietários, mesmo
que condicionados a um custo pela distribuição do software e seu suporte. Esse
lance de "free" não cabe em determinadas circunstâncias, quem usa um Linux por
preferência pagará para ter um programa eficiente e com todos os recursos que
precisa.
Drivers: Sem comentários... inibir a utilização de seus produtos para qualquer
sistema operacional é, ao meu ver, uma imbecilidade.

Para mim não falta nada no Linux. Eu escolho meu hardware pela compatibilidade
com o sistema que uso e escolho os softwares disponíveis para ele. Se precisar
de algo para o Linux que venha e me gerar custos, pagarei satisfeito pois o
estarei utilizando no SO que uso.
Quando utilizava o Windows, paguei pelas licenças dos SOs, das "suites", dos
aplicativos... qual a diferença?
As pessoas só tem que entender uma coisa: "livre" não é sinônimo de "gratuito".
Quando todos entenderem esta diferença, passarão a incentivar mais o
desenvolvimento de programas por compreender que seus desenvolvedores não vivem
nas cavernas, precisam garantir sua sobrevivência.

--
nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632