Em 27 de outubro de 2010 19:50, Renato Alvim <renato.al...@gmail.com>escreveu:

> Gostaria de saber como envio sugestões.
> Uma coisa - a única em acho que o BRo perde é pelo fato de NÃO SALVAR
> preferências, principalmente do tamanho da fonte.

Se você criar um modelo e nele colocar suas "preferências", basta abrir a
partir do modelo. Se quiser que fique "padrão" no sistema é só dizer pro BrO
que o modelo tal é o padrão.
Mas creio que você deva ir a lista de usuários do BrO/OOo para essas
dúvidas...

Que é sempre mínima.
> Por mais que você alterea mesma, sempre a cad nova inserção lá vem o
> irritante tamanho 10.
> A maneira de somar também é mais complicada.
> No concorrente - ue não uso há anos-é só selecionar com o mouse.

Aqui eu simplesmente seleciono com ou mouse e o BrO Calc já mostra a soma no
canto. Se eu quiser manter a soma em uma célula, bata eu selecionar a célula
destino, clicar em Soma (símbolo do somatório) e selecionar as células que
eu queira somar. Acho que é exatamente do jeito que o MsO faz. Mais uma vez,
creio que deves buscar a lista do BrO ou um curso.

> No Bro ele coloca na última célulae e você tem que expandir para cima e/ou
> depois para baixo.

Não entendi, nunca precisei expandir nada (a não ser quando a formatação
obriga, por exemplo, o texto fica escondido atrás da outra célula ao lado,
mas isso eu tenho que fazer também no MsO).

> E nãohá "ajuda" sobre isso.

Na lista do BrO ou um BOM (claro que pago) curso.

> Decobri depois de muitas tentaivas frustradas.
> Isso é que quero sugerir.
> Eu sei que essa maneira de somar deve ser mais flexível, mas atrapalha o
> iniciante ou o que migrou do "outro"...

Como disse, é o mesmo procedimento,inclusive. Se você fazia diferente no
MsO, provavelmente é porque não aprendeu corretamente lá também. Isso é
sistêmico, não é sua culpa, já acompanhei inúmeros casos em que a pessoa não
sabia como fazer nem em um e nem em outro software.

Essa discussão sobre a soma já foi feita à uns 2 anos atrás na lista o OOo.
Vale acompanhar.

André Cavalcante
Almada, Portugal
Ubuntu User number # 24370