kernel eh o "cara" que gerencia o sistema operacional.
ele usa os drivers para se comunicar com os diversos dispositivos que o
computador tem (rede/video/...)
quando tu atualiza o kernel, os drivers sao recriados (recompilados)
automaticamente, talvez a versao do kernel que foi atualizada, nao tenha
conseguido fazer o servico completo.

Att,
Arthur Zanona