Em 14 de dezembro de 2010 09:04, Mychael Netto
<listas.schmych...@gmail.com>escreveu:

> Outro dia enquanto assistia jornal, vi uma reportagem sobre um novo formato
> de documento chamado de ".wwf" (ideia da ONG WWF) que desabilita a opção de
> impressão dos pcs.

Calma lá. Ele não desabilita tudo. É na verdade um arquivo PDF com restrição
de impressão renomeado para wwf em vez de pdf. Só isso. E eles suportam por
enquanto apenas o Mac: http://www.saveaswwf.com/en/

Que provavelmente é um programa que adiciona uma impressora virtual parecida
com a que existe na maioria dos linuxes. Só que a impressora virtual que
temos imprime para PDF normal, e essa imprime para PDF com restrição de
impressão.

Fiz um teste do BrOffice, gerando um PDF com restrição de impressão (na aba
Segurança do diálogo de exportar para PDF) e o Visualizador de Documentos
padrão do Ubuntu ignorou essa restrição ao imprimir o PDF para um arquivo
PS. Não sei se ele impediria de imprimir para uma impressora de verdade, mas
não quis gastar folhas com isso.

Acho que você, João, poderia realizar esses testes com PDF com restrição de
impressão, usando alguns diferentes leitores de PDF (o evince, o próprio
Adobe Reader, o xpdf, etc).

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com