Olá a todos novamente,

Pegando o gancho e mais uma dica.

Na partição fat32 (pode ser bem pequena) coloca um driver win [1] e um
explorer para acesso à  partição ext2 [2]. Assim mesmo de uma máquina
windows você vai ter acesso a partição ext, seja pela instalação do driver
ou simplesmente pela execução do explorer2fs.

É o melhor. Se você for do tipo esquenta cuca com segurança de dados,
formata em ext3 mesmo, mas a velocidade aí vai pegar.

Sobre a velocidade, esta independe do tamanho da pen, mas é limitada pela
velocidade da USB. Então não adianta dizer que uma pen é mais rápida que a
outra se ambas são USB 2.0 e utilizarem flash pipeline por exemplo, o
gargalo não tá na pen, mas na interface. Assim se teu Pc tem a novíssima USB
3 e você tem uma pen USB 3 então aí sim você vai ter diferença.

Abraços de além-mar

André Cavalcante
Almada, Portugal
Ubuntu User number # 24370