Essas webcams USBs até são tranquilas, a briga é com o mixer e
identificar o nome do "buraco" onde você inseriu o cabo e determinar
quem é ele no mixer, algumas placas-mae exibem tantas entradas (mic,
aux, cd, ...) incluindo frontais e traseiras que é completamente
compreensível se perder. Mesmo no Windows é difícil, essas placa-maes
xinglings montadas vem com mic no mute ou ativas para funcionar apenas
frontalmente, daí sabemos que nem todos os gabinetes tem o mic frontal
ligado na placa-mae e aí até descobrir onde tá o problema já se passou
muito tempo.

Até hoje só achei as nforce's faceis de configurar no Windows, pois o
driver mostra no ato de plugar, o nome do dispositivo onde você
plugou, aí fica fácil entender onde mexer no mixer. Gostaria muito que
no Linux também fosse assim, mas convenhamos nem para o Windows
funcionam assim todas as placas.

Em casa, eu usei durante uns seis meses o skype na entrada do mic
frontal exatamente porque nenhuma das traseiras parecia funcionar no
Skype, portanto o Skype também tem sua complexidade, não é apenas o
mic funcionar no sistema com o mixer certinho.

[]'s e sucesso.