O problema do synaptic vc pode ver entrando nele através do console. Vão ser
geradas mensgens de erro com certeza, e essas mensagens são úteis na
detecção dos problemas, e direcionamento para as soluções.

Abra o console (menu Aplicativos => Acessórios => Terminal), e execute o
seguinte comando:

$ sudo synaptic

Vale lembrar que o "$" indica que você está executando uma linha de comando
com usuário sem privilégios (usuário normal). Quando for uma cerquilha
("#"), significa que você está executando uma linha como root, e nenhum
destes caracteres deve ser digitado.

Abraços