2011/2/1 Jeferson Rodrigues <jefero...@gmail.com>:

    Ôlas Jeferson.

> [...] Dica: o arquivo sudoers define quem pode e o que pode fazer com
> permissões
> de root. Normalmente eu utilizo ele para dar permissão ao meu usuário para
> alternar para o usuário root, digitando apenas "sudo su", e ele não pede
> senha.
> Eu apenas adiciono uma linha desta forma:
>
> jeferod83 ALL=NOPASSWD:ALL

    Eu não faria isto. Ao fazer você está fazendo o mesmo que entrar
diretamente com o usuário root; já que nenhuma senha lhe será
solicitada. O que dá margens para erros como o de alterar a permissão
do arquivos sudoers. Se precisa definir algo, defina exatamente o que
quer; como no exemplo abaixo:

---
# Cmnd alias specification
Cmnd_Alias TESTE = /pasta/dir/comando

# User privilege specification
root    ALL=(ALL) ALL

#dado permissão ao usuário teste para o comando TESTE
teste99 ALL=NOPASSWD :TESTE
---

     Agora pode fazer também por grupos de usuários e por aí vai:

https://help.ubuntu.com/community/Sudoers

> Portanto, quando entro no console, ele tá no meu usuário, então eu digito
> "sudo su" e ele passa para o usuário root. [...]

    Embora funcione o "sudo su" é uma gambiarra. O correto para se
trabalhar com o sudo é utilizar o parâmetro -s; ficando assim:

$ sudo -s

    Mais aqui:

http://manpages.ubuntu.com/manpages/lucid/man8/sudo.8.html

> [...] E quando vc for
> editar este arquivo, digite "sudo gedit /etc/sudoers", por exemplo.

    Aqui está totalmente errado; desculpe. Mas não altere o arquivo
sudoers pelo gedit. Existe uma aplicativo especifico para fazer isto
que antes de salvar as alterações faz uma verificação de sintax no
arquivo; existindo erro você será informado e o assim evitando
inutilizar seu comando sudo. Por favor, recomendo enfaticamente
utilizar o visudo para editar seu sudoers conforme a documentação que
lhe passei acima. Então:

$ sudo visudo

> Qualquer coisa estamos por aki.

    Sim, sim; é só não GRITAR o|-<[: