2011/2/1 Prof. Dr. Reinaldo Golmia Dante <tiraduvidasce...@yahoo.com>:

    Ôlas Reinaldo.

>[...] Assim, se utilizar um HD externo, vc aconselha utilizar que formato ?
>Ext4 ou
> Ext2 ? Não sabia que o ext2 aumenta a durabilidade !

    Quando digo durabilidade eu o fiz referentes ao pen que possuem um
ciclo de vida muito inferior ao que chamamos de HDs. No caso de um HD,
seja externo ou interno, eu iria sempre de EXT4.

> O que significa esse termo "journaling" no Linux ?

    Google?

http://en.wikipedia.org/wiki/Ext4

> Por fim, plugando um HD externo antes de iniciar a instalação do Ubuntu,
> continuará sendo identificado na hora de fazer a partição como USB0 ou sdb ?

    Sim Reinaldo; era será identificado como sdX (b,c,...) depende da
montagem de hardware da sua máquina. Você pode fazer um teste antes
para ter certeza absoluta disto. Inicie a instalação até o
particionamento sem o pen ou hd externo plugado. Depois reinicie a
instalação com ele plugado e veja o que está diferente na exibição das
partições. Mas normalmente o hd interno é chamado de sda, então o sdb
ou qualquer outra coisa é o externo ou segundo hd...

> Valeu,
> Reinaldo

-- []s
-- Zandre.