2011/2/1 Prof. Dr. Reinaldo Golmia Dante <tiraduvidasce...@yahoo.com>:

    Ôlas Reinaldo.

> O que desejo é instalar o sistema operacional ubuntu no pendrive / hd externo
> para que não
> precise particionar o HD do notebook.

    É só escolher a midia e instalar sem medo. Eu aqui uso o
linuxacessivel.org _instalado_ em um USB Stick. Quando quero utilizar
o linuxacessivel.org dou o boot pelo USB e o utilizo como se estivesse
instalado em meu hd. Como já tenho o Ubuntu instalado em minha
máquina, na instalação do USB deixei o swap (área de troca) apontada
para o HD e o sistema de arquivos (/ e /home) no USB com EXT2.
Tranquilo tranquilo; pode fazer sem neura.

    Agora, observe a mensagem do Hamacker e do Leandro Marino; eu iria por eles:

http://www.mail-archive.com/ubuntu-br@lists.ubuntu.com/msg81285.html
http://www.mail-archive.com/ubuntu-br@lists.ubuntu.com/msg81287.html

> Reinaldo

-- []s