Que lambança é essa que você tá querendo aprontar aí? :D

Agora que eu tô começando a entender a topologia da rede que você quer
fazer. Tá vendo como dar informações precisar, claras e completas poderia
ter diminuído muito o tempo da solução?

Mas vamos lá:

Você tem uma internet 3G que quer compartilhar, via um (provavelmente)
router com entradas ethernet (cabo RJ45) e (possivelmente) wireless.

Conselho: Esqueça a função router do seu equipamento. Esqueça o servidor
DHCP do seu equipamento. Configure as máquinas com IPs fixos. Use o
Firestarter para compartilhar sua internet na rede cabeada ou na sem fio,
dependendo do seu caso. Nas configurações de rede das outras máquinas apenas
coloque um IP no mesma faixa do seu gateway (o computador que tem o modem),
e coloque como gateway das outras máquinas o IP da máquina que tem o modem.
Coloque uma máscara de subrede 255.255.255.0 e IPs na faixa 192.168.0.n
(onde n é um número qualquer entre 1 e 254). Lembre-se de que cada máquina
deve ter um IP diferente da outra.

Dessa maneira você estará evitando um monte de problemas e possíveis
configurações que exigiriam um conhecimento de rede que, aparentemente, você
não tem.

Faça assim:

Máquina que tem o modem:
Configure um IP fixo para a rede cabeada (ou sem fio) dependendo de qual
delas você quer usar: 192.168.0.1, máscara 255.255.255.0 e gateway 0.0.0.0.
Se quiser colocar os servidores DNS, sugiro os do Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4

Configure IP fixo nas outras máquinas 192.168.0.2 em diante, máscara
255.255.255.0 e gateway 192.168.0.1. Mesma orientação quanto aos DNS.

Abra a página de configuração do seu router e desabilite o servidor DHCP.
Deve ser suficiente pra você ter uma internet funcionando para as máquinas.
Não é a solução ideal, mas é a solução mais rápida e fácil.

Um tutorial ilustrado de como se faz isso pode ser encontrado em
http://almalivre.wordpress.com/2010/05/17/compartilhando-sua-conexao-3g-pelo-wireless-no-ubuntu-9-10-%E2%80%93-parte-2-access-point/

Abraço.

Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador