2011/2/6 Zandre Bran <zandreb...@ubuntu.com>

>    Ôlas LoCoTeam. Vou de top top...
>
>    O interessante é que todos que responderam ao tópico usam gmail.
> Mas o que mais me preocupa é que vai chegar um dia em que falaremos
> para a pessoa pesquisar no google e ela não terá exibido os mesmos
> resultados de busca. Engraçado, uma pesquisa e diversos resultados;
> tudo conforme o habito de navegação de cada um.
>
> -- Zandre.

Olá xará,

Isso já acontece. Uma das coisas que o google usa para definir "relevância"
é a posição geográfica. Por exemplo, se eu colocar "venda notebook linux" no
google ele me dá sites relacionados à Europa (e.g. Dell ou Packard Bell de
Portugal). Atualmente estou em Portugal. Se tu colocares, provavelmente vais
receber algum site brasileiro que venda notebooks com linux ou mesmo alguma
comunidade por aí. Há outras coisas, se você está em um SO em português ele
dará prioridade para as páginas em português. Em geral uso o SO em inglês,
então as páginas que recebo são uma miscelânea de línguas...

Note que não acho que o google vai devorar o mundo, assim como também acho
que a microsoft também não vai devorar o mundo. Só acho que em muitos poucos
casos um monopólio pode ser justificado (talvez energia e olhe lá). Com
certeza não é o caso de comunicação e muito menos computadores e internet.

Mas o que me deixou preocupado é haver uma "geração de pesquisadores que se
habituou a usar o google e fazer copy e paste". Isso é preocupante porque o
cerne da pesquisa é justamente testar teorias, de preferência novas. Isso
não é bom para a pessoa (o pesquisador), não é bom para a Universidade a que
ela está vinculada, não é bom para o Brasil e não é bom para a ciência. Mas
não culpo o pesquisador, culpo o orientador que deixa passar plágios e
colchas de retalho.

Esse papo vai longe...

Abraços

André Cavalcante