Galera, tem que ver com calma.

O Gnome tem uma interação estranha com menus, ele dá muita importância a
eles. Experimentem deixar a proteção de tela ativando com um minuto e então
ativem um menu (qualquer menu, botão direito na barra de títulos, na área de
trabalho ou o menu principal). Ele simplesmente não ativa a proteção de
tela, porque o menu está esperando que você interaja com ele.

Da mesma forma, ele não realiza a captura de tela quando há um menu aberto.
Alguns softwares conseguem fazer isso, o que é o caso do shutter que eu
falei anteiormente.

Testem aí todos os casos, com menu e sem menu, com a tecla alt, com outra
tecla e sem tecla alguma. Depois vamos pesquisar bugs abertos (se o bug
existe, é provável que alguém já tenha reportado) e lá marcamos que ele
também nos afeta, para que ele tenha uma maior visibilidade.

Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com